Notícias

Salão do Artesanato expõe e comercializa uniforme do Botafogo da Paraíba com homenagem à renda renascença

publicado: 26/01/2023 14h46, última modificação: 26/01/2023 14h46
O Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), firmou uma parceria com o Botafogo da Paraíba para exposição e comercialização dos uniformes do clube para a temporada 2023 no 35° Salão do Artesanato Paraibano — Artesanato Indígena, que ocorre até o dia 5 de fevereiro em uma megaestrutura na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa. Nesta temporada, os uniformes do Belo homenageiam a renda renascença, e parte da venda das camisas será destinada às rendeiras.
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
d8e52bda-da30-4b7f-b23b-8f13c6c1a089.jpeg
f54d4132-49b6-4187-a049-53265386f5f5.jpeg
992622f8-20e2-4107-8ba7-efd29ecc24d1.jpeg
1188f3cc-0255-4c38-ad76-0ed76aa11d07.jpeg
66a4e539-431d-4ab5-8238-eef23b2b40bb.jpeg
d1c6e15f-0e3f-41a9-9d3b-70f9618e1c03.jpeg
f102af85-bbd5-46a8-833a-53f5cb3eb445.jpeg
6c604582-d7e2-40bb-9855-842be00ccd09.jpeg

O Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), firmou uma parceria com o Botafogo da Paraíba para exposição e comercialização dos uniformes do clube para a temporada 2023 no 35° Salão do Artesanato Paraibano — Artesanato Indígena, que ocorre até o dia 5 de fevereiro em uma megaestrutura na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa. Nesta temporada, os uniformes do Belo homenageiam a renda renascença, e parte da venda das camisas será destinada às rendeiras. 

Todo ano, o Botafogo homenageia o que a Paraíba tem de melhor — já foram homenageados o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, por ocasião de seus 40 anos ano passado, e o Estádio Almeidão, entre outros. Agora é a vez da renda renascença do Cariri paraibano que, ano passado, tornou-se patrimônio cultural imaterial da Paraíba por meio de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado. A cerimônia de exposição dos uniformes do Botafogo-PB ocorreu na noite dessa quarta-feira (25) no Salão do Artesanato. 

Desde 2019, o Governo do Estado tem promovido uma série de investimentos na renda renascença, que estava precisando de estímulo: oficinas de capacitação das rendeiras, com profissionais de renome como o estilista Ronaldo Fraga, e a criação de um espaço no município de Monteiro para comercializar e expor a tipologia — o Centro de Referência da Renda Renascença (Crença) — foram alguns dos investimentos feitos.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, que na ocasião representou o governador João Azevêdo e a primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, parabenizou, em seu discurso, a iniciativa do Botafogo na valorização da renda renascença. "A sensibilidade do Botafogo, com a renda renascença, com o artesanato paraibano — a economia criativa, essa política pública que é abraçada pelo Governo do Estado. Com muita honra, o Salão do Artesanato firma essa parceria, os modelos ficaram belíssimos. O Botafogo faz parte da história da Paraíba e reconhece o valor das rendeiras", comentou. 

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que a renda renascença nos uniformes do Botafogo-PB é mais um coroamento por todas as ações para fortalecer a renda renascença. "É um coroamento de todo um trabalho do Governo do Estado, Sebrae, de todos os parceiros para que a renda renascença seja exaltada como ela merece. A sensibilidade que tanto a gente queria de empresas, de outros agentes, ganha ainda mais força com essa iniciativa do Botafogo e Governo do Estado, promovendo o sentimento de pertencimento do paraibano", afirmou. 

O presidente do Botafogo, Alexandre Cavalcanti, observou que a parceria do Botafogo para divulgar a renda renascença faz parte da política social do clube. "Essa iniciativa é o braço social que todo clube de futebol deveria ter. E o Botafogo, sempre preocupado em enaltecer e elevar a nossa cultura, a nossa terra para todo o Brasil, teve a ideia de homenagear as rendeiras paraibanas este ano, inclusive vamos reverter parte da renda arrecadada com as camisas para as rendeiras", acrescentou. 

Paulo Victor, diretor do Botafogo, ressaltou que a homenagem às rendeiras vai ao encontro da filosofia do clube de valorizar suas raízes. "Para que o torcedor se sinta confortável em vestir sua camisa, em vestir o seu povo. Um uniforme não é apenas um pano; ele tem significado. E um clube de futebol também tem significado, ele tem raízes na sua terra. É importante que a gente leve isso em consideração", completou.

Marlene Leopoldino, rendeira de Monteiro, externou o sentimento de alegria pela iniciativa. "Estou muito feliz com mais essa divulgação para nós rendeiras do Cariri. Só vem somar valor ao nosso trabalho ainda mais", disse.

Jucieux Palmeira, gestor do Artesanato do Sebrae-PB, disse que a parceria com o Botafogo mostra o respeito conquistado pelo artesanato paraibano. "O Sebrae se sente honrado e feliz por ser parceiro de toda essa conquista do artesanato paraibano como um todo. É qualificação sendo convertida em qualidade, resultando em boas vendas, em respeito, em parceiras como esta. Parabéns ao Botafogo", evidenciou. 

De acordo com o PAP, são mais de 3 mil rendeiras — concentradas principalmente nos municípios de Camalaú, Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê. Rendeiras que, com muito amor pela tradição, têm conquistado reconhecimento e valorização à sua arte, a exemplo do Certificado de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, mais recentemente, a sanção de uma lei pelo Governo do Estado reconhecendo a renda como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. 

O uniforme — Os novos “mantos” do Botafogo da Paraíba serão utilizados no Campeonato Paraibano e na Série C do Campeonato Brasileiro. "É uma camisa inspirada nos arabescos e nos desenhos, nas flores, nos traços da renda renascença. Algumas pessoas perguntam: 'Tem renda?' Não. É uma serigrafia inspirada na renda renascença do Cariri paraibano. Além disso, a logomarca do Programa do Artesanato Paraibano, confeccionada pelo grande Flávio Tavares, também está na camisa do Botafogo", explicou a gestora do PAP Marielza Rodriguez.

Logo nos primeiros minutos, torcedores fizeram fila para comprar a camisa do Belo, como Fábio Romero Rangel. "Fim da expectativa de ver esse uniforme mais uma vez homenageando a nossa terra. O uniforme está espetacular, está belo", comentou.