Documentário - Quilombo, arte à flor da pele
O documentário “Quilombo, Arte a Flor da Pele" é uma produção audiovisual que foi produzida especialmente para o 37º Salão de Artesanato Paraibano. Com o tema Quilombo, essa obra mergulha nas profundezas da cultura afro-brasileira e destaca a expressão artística através do artesanato que floresce nas comunidades quilombolas. Gravado em seis comunidades quilombolas (Pedra D’água - Ingá, Grilo – Riachão do Bacamarte, Os Rufino – Pombal, Ligeiro de Baixo – Serra Branca, Cruz da Menina – Dona Inês e Talhado – Santa Luzia), o documentário revela a rica história, a luta pela preservação da identidade quilombola e a influência dessa cultura nas manifestações artísticas. Desde a Cerâmica, escultura de madeira, labirinto e crochê, todas essas formas de arte são exploradas neste doc, demonstrando a importância do quilombo como uma fonte inspiradora e criativa.
Ao longo do documentário, somos apresentados a talentosos artesãos quilombolas, que compartilham suas técnicas e segredos de criação. Suas habilidades são verdadeiras expressões de um patrimônio cultural que é passado de geração em geração. Além disso, destaca a importância do artesanato como meio de renda para essas comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização do trabalho local. É um mergulho emocionante na cultura quilombola paraibana, trazendo à tona a beleza e a originalidade das expressões artísticas que nascem dessas comunidades. É um documentário que busca promover a conscientização sobre a importância da preservação da cultura afro-brasileira e valorizar o trabalho artesanal dos quilombolas.
Também vamos conhecemos os bastidores da montagem do salão de artesanato, com entrevistas com as pessoas responsáveis pela concepção do evento, além de participações mais que especiais. Produzido por Digital Studio, com produção, captação e edição de Airton Torres e Assis Lira.